Cadastro de Alunos Cadastro de Alunos Nome do Aluno: Idade: Habilidades básicas Cálculo Comunicação Escrita Leitura Início da Educação Infantil (0-3 anos) Reconhecimento de Números e Contagem Inicial Desenvolvimento da capacidade de reconhecer números e começar a contar de forma oral, mesmo que sem compreender completamente a quantidade que cada número representa. Educação Infantil (3-5 anos) Contagem e Reconhecimento de Quantidades Habilidade para contar objetos e reconhecer quantidades de forma mais precisa, começando a fazer correspondência um a um e a entender conceitos simples de mais (+) e menos (-). Início do Ensino Fundamental I (6-7 anos) Operações Básicas de Adição e Subtração Capacidade de realizar operações simples de adição e subtração, inicialmente com o apoio de objetos concretos e progressivamente de forma mais abstrata. Ensino Fundamental I (8-10 anos) Introdução à Multiplicação e Divisão Compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão como adição e subtração repetidas, respectivamente. Resolução de problemas simples envolvendo essas operações. Final do Ensino Fundamental I e Início do II (11-12 anos) Operações com Números Maiores e Frações Habilidade para realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números maiores. Introdução a conceitos básicos de frações e suas operações. Ensino Fundamental II (13-14 anos) Conceitos de Proporcionalidade e Percentuais Compreensão e aplicação de conceitos de proporcionalidade, razões, proporções e percentuais em diversos contextos. Resolução de problemas mais complexos que envolvem essas ideias. Final do Ensino Fundamental II (15-16 anos) Introdução à Álgebra e Resolução de Equações Início do estudo de álgebra, incluindo a manipulação de expressões algébricas e a resolução de equações simples. Aplicação desses conceitos em problemas práticos. Início do Ensino Médio (17-18 anos) Cálculos Avançados e Funções Desenvolvimento de habilidades para realizar cálculos mais avançados, incluindo o estudo de funções, suas propriedades e gráficos. Preparação para conceitos matemáticos mais complexos e sua aplicação em contextos reais e acadêmicos. Início da Educação Infantil (0-3 anos) Comunicação Não-Verbal e Primeiras Palavras Desenvolvimento de expressões faciais, gestos e início da fala. A criança começa a compreender e a utilizar palavras simples para comunicar necessidades e desejos. Educação Infantil (3-5 anos) Formação de Frases e Ampliação do Vocabulário Capacidade de formar frases simples e usar um vocabulário mais amplo para expressar pensamentos e sentimentos. Início da compreensão de instruções simples. Início do Ensino Fundamental I (6-7 anos) Comunicação em Frases Complexas e Escuta Ativa Uso de frases mais complexas e desenvolvimento da habilidade de ouvir ativamente, melhorando a compreensão e a capacidade de seguir instruções mais detalhadas. Ensino Fundamental I (8-10 anos) Diálogo e Conversação Básica Habilidades para participar de conversas, expressar opiniões e fazer perguntas. Desenvolvimento inicial de habilidades de narrativa. Final do Ensino Fundamental I e Início do II (11-12 anos) Comunicação em Grupo e Apresentação em Público Capacidade de trabalhar em grupo, compartilhar ideias e realizar apresentações simples em público. Ensino Fundamental II (13-14 anos) Argumentação Básica e Persuasão Desenvolvimento de habilidades para construir argumentos simples, defender pontos de vista e iniciar práticas de persuasão em debates e textos. Final do Ensino Fundamental II (15-16 anos) Feedback Construtivo e Resolução de Conflitos Habilidades para oferecer e receber feedback de forma construtiva, além de estratégias básicas para resolver conflitos. Início do Ensino Médio (17-18 anos) Comunicação Avançada e Habilidades de Negociação Uso eficaz da comunicação para liderança, negociação e resolução avançada de conflitos. Desenvolvimento de habilidades para comunicação não-violenta e influência. Início da Educação Infantil (0-3 anos) Preparação Motora e Reconhecimento de Símbolos Desenvolvimento de habilidades motoras finas através de atividades como desenhar, pintar e manipular objetos. Início do reconhecimento de letras e números como símbolos especiais. Educação Infantil (3-5 anos) Formação de Letras e Palavras Simples Início da escrita de letras do alfabeto e formação de palavras simples. Compreensão da relação entre sons e letras (consciência fonológica). Início do Ensino Fundamental I (6-7 anos) Construção de Frases e Textos Curtos Capacidade de escrever frases completas e pequenos textos, como descrições simples ou narrativas curtas. Desenvolvimento da ortografia básica. Ensino Fundamental I (8-10 anos) Desenvolvimento da Coerência e Coesão Textual Habilidade para organizar ideias em parágrafos, uso de conectivos para criar texto com fluidez. Aprimoramento da ortografia e gramática. Final do Ensino Fundamental I e Início do II (11-12 anos) Estruturação de Textos Diversificados Produção de diferentes tipos de textos (narrativos, descritivos, informativos). Introdução à revisão e edição do próprio texto para clareza e correção. Ensino Fundamental II (13-14 anos) Argumentação e Persuasão em Textos Desenvolvimento de textos argumentativos com introdução, desenvolvimento e conclusão claros. Uso de evidências e exemplos para suportar argumentos. Final do Ensino Fundamental II (15-16 anos) Uso Avançado da Linguagem e Estilos de Escrita Experimentação com diferentes estilos e gêneros textuais. Desenvolvimento de uma voz autoral e uso consciente da linguagem para atingir diversos públicos. Início do Ensino Médio (17-18 anos) Pesquisa, Análise e Síntese em Escrita Capacidade de realizar pesquisas, analisar informações de diversas fontes e sintetizar em textos coesos e coerentes. Preparação para escrita acadêmica e profissional. Início da Educação Infantil (0-3 anos) Exploração de Livros e Reconhecimento de Imagens Interesse por livros, manuseio, e reconhecimento de imagens e símbolos simples. Escuta de histórias e canções, estimulando a percepção auditiva e visual. Educação Infantil (3-5 anos) Reconhecimento de Letras e Sons Iniciais Identificação de letras do alfabeto e associação de algumas letras a seus sons correspondentes. Compreensão de que palavras são feitas de sons. Início do Ensino Fundamental I (6-7 anos) Leitura de Palavras e Frases Simples Capacidade de decodificar palavras simples e ler frases curtas. Desenvolvimento inicial da fluência de leitura e compreensão básica de textos simples. Ensino Fundamental I (8-10 anos) Fluência e Compreensão de Textos Curtos Leitura fluente de textos curtos com compreensão clara da narrativa ou informação apresentada. Início da interpretação de textos e identificação de ideias principais. Final do Ensino Fundamental I e Início do II (11-12 anos) Leitura Independente e Interpretação de Textos Capacidade de ler e compreender uma ampla gama de textos, incluindo ficção e não ficção. Desenvolvimento de estratégias de leitura para melhorar a compreensão e crítica textual. Ensino Fundamental II (13-14 anos) Análise Crítica e Reflexiva de Textos Habilidade para analisar textos, reconhecendo argumentos, pontos de vista e elementos literários. Discussão e reflexão sobre textos lidos, expressando opiniões fundamentadas. Final do Ensino Fundamental II (15-16 anos) Leitura Avançada e Multimodal Leitura e interpretação de textos complexos e multimodais (que combinam diferentes tipos de linguagens, como texto, imagem e som). Uso de habilidades de leitura para pesquisa e síntese de informações. Início do Ensino Médio (17-18 anos) Preparação para Leitura Acadêmica e Profissional Desenvolvimento de habilidades para leitura e análise de textos acadêmicos e profissionais. Capacidade de avaliar criticamente fontes de informação e integrar conhecimentos de leituras diversas em projetos de pesquisa.